METALLICA – Banda Comemora Lançamento do Guitar Hero

kirkDos quatro integrantes do Metallica, a lendária banda de heavy metal, o guitarrista Kirk Hammett é o mais sutil e determinado. Seus parceiros de banda fizeram carreira canalizando exteriormente suas angústias – de forma musical, política e artística. Hammett, entretanto, sempre no fundo, tocando uma guitarra solo insana e fazendo riffs pungentes.

Enquanto o vocalista James Hetfield incorpora o espírito desafiador da banda, Hammett incorpora sua musicalidade, uma mistura inteligente de refrões pop disfarçados de metal com infusões de punk.

Há mais de 25 anos que o Metallica é essa banda metal fácil de ser amada. Recém adicionada ao Rock and Roll Hall of Fame, o Metallica vem aumentando ainda mais o seu público, adaptando-se a uma nova geração de fãs: tanto é que acabaram de lançar seu primeiro vídeo game: o Guitar Hero; Metallica.

Hetfield, Hammett, o baterista Lars Ulrich e o baixista Robert Trujillo estrelam no Guitar Hero, o popular game baseado em ritmos que oferece a seus jogadores a experiência completa de tocar em uma banda. Os jogadores podem assumir o papel de Ulrich através dos controles de bateria do game, cantar como Hetfield no microfone e tocar os solos de guitarra de Hammett com o joystick. E é claro que Hammett – o herói da guitarra na vida real por trás de “Enter Sandman”, “Sad But True”, “Master of Puppets”, “One” e de tantas outras canções – trabalha duro na apresentação do game.

“Trata-se de um processo de pensamento totalmente diferente”, disse Hammett durante o festival de música South by Soutwest no mês passado. “A execução total do Guitar Hero é resumida em (cinco) botõesinhos… ao contrário das centenas de milhares de variações possíveis em sua mão esquerda e direita (em uma guitarra de verdade)”. “O game é composto por movimentos simples, e é super legal”.

Embora outros games do gênero já tivessem incluído músicos reais como personagens, foi somente no lançamento de Guitar Hero: Aerosmith, em meados de 2008, que um game foi desenvolvido tendo como base uma banda completa. Nada contra o guitarrista Joe Perry do Aerosmith, mas Guitar Hero: Metallica consegue oferecer uma melhor experiência musical através do game, sem falar na riqueza do catálogo do Metallica.

E parte disto está na programação do game em si. Através de diversas simulações de perfomance, os movimentos exatos da banda foram registrados e replicados no mundo virtual.

guitar_hero_metallica111“(O game) é extremamente preciso”, disse Hammet. “Quando você o assiste, somos nós tocando a canção. É o Lars tocando bateria com seu jeito teatral. É o James com seu jeito afetado. Sou eu, com meu estilo esquisito e meu bate-cabeça. É o Rob, com sua técnica particular desajeitada. Está tudo lá, e eles fizeram um trabalho extremamente preciso, captando a maneira como nos movimentamos – tanto individualmente quanto em grupo”.

A música é uma compilação compacta de canções do Metallica misturadas a um catálogo musical escolhido a dedo pela banda, que inclui canções do Queen, Slayer, Mastodon, Foo Fighters, Alice in Chains, dentre outras bandas. Quer você goste ou não de games, é fácil perceber o valor educativo desses games, algo que entra na sua casa quando seu sobrinho de cinco anos de idade te pede para levá-lo ao show do Rush, AC/DC e Iron Maiden.

“Adoro esse aspecto”, disse Hammett. “Essa geração mais jovem está sendo exposta a uma quantidade enorme de classic rock e classic metal que eles não poderiam conhecer de outra maneira, principalmente se eles só escutam rádio… É uma excelente educação musical para eles. E eu gostaria de pensar que é inspirador o bastante para que talvez alguns desses garotos comprasse uma guitarra e aprendesse a tocá-la”.

É exatamente isso que está acontecendo. As vendas de guitarra estão em alta. Muitos desses garotos (e também alguns adultos) estão começando bandas e escrevendo música original. E tudo isso foi inspirado por um controle de plástico rígido em formato de guitarra, com botões coloridos no braço. As guitarras do Guitar Hero e do Rock Band são alvos fáceis. Elas têm tamanho pequeno, são elementares e são tão rock ‘n’ roll quanto um Q-Tip. Assim sendo, é uma introdução eficaz à coisa real, segundo um dos principais nomes no game da vida real.

metallica1

“(O controle do game) tem mais a ver com a leitura da música do que com tocar guitarra, pois você está lendo as notas na tela e está fazendo o movimento correspondente de dedos”.

A banda esteve em Austin para o lançamento do game na mídia – e para fazer um show secreto no Stubb’s Bar-B-Que, um lugar enorme para os padrões da feira South by Southweast, porém minúsculo para os padrões do Metallica (o Stubb comporta cerca de 2500 pessoas, enquanto o Metallica consegue vender 18000 lugares em estádio na maioria dos mercados de médio porte).

Era para ter sido um show surpresa, mas até a mãe de Hammett já havia lido sobre o “show secreto” nas semanas que precederam o evento.

“É óbvio que (o South by Southwest) é uma excelente plataforma de lançamento para algo desse tipo, e é sempre ótimo para nós entrar furtivamente em um clube pequeno e fazer um show pequeno”.

Hammet disse que a banda ainda não está compondo para o próximo álbum. Eles estão ocupados demais, finalizando o ciclo de shows de Death Magnetic – álbum mais recente da banda. “Ainda temos um ano e meio de turnê para completar, então vamos terminar este processo para depois pensar em fazer música nova”, disse Hammett.

Sobre a inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame, Hammett não consegue evitar se sentir meio velho. “Já se passaram vinte cinco anos desde o lançamento de nosso primeiro álbum, então me sinto meio como um dinossauro”, disse Hammett. “(Mas, tenho orgulho) de ainda sermos uma banda de valor, ainda fazendo música. Muitas bandas incluídas estão no declínio de suas carreiras, para dizer a verdade. Ainda estamos fazendo música e saindo em turnê, então é legal saber que ainda somos uma banda, criando e tentando fazer algo relevante”.

Para outras informações acesse: http://musica.ig.com.br/

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




  • Bem Vindo ao Rock N Heavy News

    rockstar
    ------------------------------------------------




















  • Enquete da Semana