LOTHLÖRYEN – Entrevista Exclusiva com Leko Soares

Brunão da Rock N Heavy conduz entrevista com Leko Soares, compositor e guitarrista do Lothlöryen, onde comenta entre outras coisas sobre a historia da banda e o cenario atual no metal.

banner-lothloryen

BrunãoDesde sua criação em 2002, a formação da banda permaneceu a mesma ou ocorreram mudanças?

Leko – Infelizmente a troca de membros no Lothlöryen é uma constante. Desde nossa demo, Thousand Ways to the Same Land, de 2003, sempre temos mudado de formação de um trabalho para o outro. A atual formação está junta já faz mais de um ano, porém recentemente nosso último baixista, Michel Aguiar saiu e no momento estamos realizando testes para colocar um novo membro na banda.

Brunão – Fale-me um pouco do estilo da banda e suas influencias

leko-soaresLeko – Cara, é complicado rotular nosso som. O pessoal geralmente nos referencia como Folk Metal ou Folk Power Metal, mas sinceramente, não nos apegamos a esses rótulos na hora de compor ou de decidir o set list que vamos tocar. Nosso intuito é buscar uma identidade própria e criar o Lothlöryen Metal daqui um tempo, hehe.

Nossas influências vão desde o Heavy metal atual de bandas como Blind Guardian, Savatage, Gamma Ray até sons mais antigueira como The Beatles, Led Zeppelin, Yes entre outras coisas que vamos agregando ao som com o tempo.

Brunão – Como vocês vêem a cena do metal no Brasil, ela melhorou nos últimos anos?

Leko – Cara, se formos falar de bandas, não tenho dúvidas. O metal no Brasil tá cada vez mais profissional, as bandas cada vez mais empenhadas em gravar cds pra competir com as gringas e vejo que tem algumas bandas no Brasil que fazem um som altamente genuíno e honesto. Porém, se formos falar da questão de organização, eventos e estas coisas, acho que existe um certo paradoxo. Na minha opinião a cena underground é muito amadora e não comporta as bandas que tem. A maioria dos organizadores são muito amadores, assim como o pessoal que presta serviços às bandas. Existem exceções e boas exceções, diga-se de passagem, mas acho que nossa cena não faz jus às bandas que tem, tanto em termo de produtores quanto em termos de público que hoje em dia preferem muito mais pagar pra ir em shows de bandas covers do que em shows de bandas autorais.

Brunão – Vcs acham que ficou mais fácil para as bandas novas hoje em dia com o advento da internet? Caso sim, existe “um lado ruim” de tudo isso?

Leko – A internet com certeza é a grande aliada das bandas novas e independentes. E eu acho que isso deve-se muito ao fato de esse meio de comunicação primar pela democracia onde todos tem espaço e podem mostrar seu trabalho. Sobressaem-se as bandas que possuem um trabalho melhor e isso ajuda e muito as bandas que querem e apostam num trampo mais profissional. Sobre o  lado ruim, acho que é o fato de o público se acomodar em apenas baixar o som e deixam de ir aos shows e também de comprar o trabalho das bandas que são feitos na maioria das vezes com o máximo cuidado possível pra atender às exigências do mercado atual.

Brunão – Mudando um pouco de assunto, quando foi lançado o primeiro demo de vocês e qual o nome dele?

Leko – A demo foi lançada em 2003 e se chamava ‘Thousand Ways to the Same Land”.

Brunão – Dei uma lida que o album debut de vocês “… of Bards and Madmen” teve uma boa repercursão, me fale um pouco sobre isso..

Leko – O debut de fato nos deu um impulso legal na carreira. Não em termos de grana, obviamente, mas em termos de repercussão, com certeza. Figuramos em algumas listas  de banda revelação  do ano e de melhor álbum de heavy metal de 2005 em alguns veículos da imprensa especializada. Acredito que se tivesse sido mais bem divulgado, teríamos conseguido ainda melhores resultados com o “…of Bards”.

Brunão – E o  “Some Ways Back No More”?

O “Some Ways” foi lançado em outubro e está tendo uma repercussão legal na mídia. As vendas também, ao que parecem, estão melhores que as do primeiro álbum e a aceitação até agora é infinitamente superior, o que nos dá esperanças para um bom ano de 2009 em termos de shows e divulgação.

Brunão – Todos os trabalhos da banda  foram lançados de forma independente?

Leko – Não, somente a demo foi lançada de forma independente. O “…of Bards” foi lançado pela gravadora Force Majeure Records e o “Some Ways back no More” foi lançado no Brasil pela Die Hard Records e estamos negociando o licenciamento na Europa no momento.

Brunão – Quando, onde e com quem foi o show mais tesão que vocês fizeram?

Leko – Cara, tivemos shows muito legais e é difícil listar um em específico. O mais recente foi um show que fizemos aqui em Poços de Caldas em julho passado que com certeza foi especial, pois levamos um público superior a mil pessoas para uma apresentação somente nossa em praça pública e foi muito da hora.

Brunão – Show mais tesão q vc foi?

Leko – Difícil também,hehe, já fui em vários. Em termos de “sonho de consumo”, com certeza foi o show do Maiden no ano passado. Porém em termos de nostalgia, acho que o show que eu mais curti foi o Monsters of Rock de 1998 que tinha várias bandas foda como Savatage, Dream Theater, Saxon, Slayer, Megadeth etc…Esse foi animal.

Brunão – Pra fechar, o que vc tem a dizer para as bandas q estão iniciando….

Leko – Putz, difícil dar conselhos, pq. afinal de contas agente ainda tá na fase de aprendizagem, batendo a cabeça, errando e fazendo novamente, mas se tivesse que falar algo é que a galera faça o som de forma honesta. Toquem o que vocês gostam de tocar e não o que atrai mais público ou menininhas gostosas. O que importa é fazer o som que te dá tesão de tocar e se quiser fazer algo duradouro pense no trampo sempre de forma mais profissional, pois isso economiza uma bela caminhada.

Acompanhe abaixo 2 videos da banda, o primeiro eh uma parte do making of de “Some Ways Back No More” e o segundoda musica “The Bards Alliance” executada no Itajuba Metal Reunion

Acesse myspace.com/lothloryenband e lothloryen.net

– Na opinião deste amante do metal esta é uma das bandas de melhor qualidade no Brasil dos ultimos tempos, só tenho algo a dizer eu recomendo

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




  • Bem Vindo ao Rock N Heavy News

    rockstar
    ------------------------------------------------




















  • Enquete da Semana