ROCK PSICODELICO

O rock psicodelico apareceu em meados da decada de 60 como resultado da mistura do merseybeat ingles, do folk rock e pitadas de elementos indianos. O estilo nao se prendia mais a estrutura musical de verso e refrão, e explorava uma forma livre de composição, alterando sons e vozes em estudio.

Their Satanic Majeties Request

Their Satanic Majeties Request

Inicialmente eram os Yardbirds, na Inglaterra, e os Byrd, nos EUA que fazia esse tipo de som. Mais tarde, os Beatles e os Rolling Stones incorporaram a psicodelia a seus estilos, lançando albuns classicos como REVOLVER e SGT PEPPER LONELY HEARTS CLUB BAND, dos Beatles, e THEIR SATANIC MAJESTIES REQUEST, dos Stones. As bandas inglesas iam para o lado fantasioso e surrealista, mas grupos como Pink Floyd e Traffic tocavam instrumentais longos assim como seus contemporaneos americanos Grateful Dead, The Doors, Love e Jefferson Airplane. Em outros Lugares da America as GARAGE BANDS começavam a introduzir a psicodelia em seu som mais cru, conseguindo resultados interessantes.

Os dois grupos mais importantes do cenario psicodelico americano vinham

Anthem the Sun

Anthem the Sun

da costa leste: Grateful Dead e Jefferson Airplane. O primeiro é considerado uma dos mais criativos desse genero, com um estilo ecletico que misturava elementos do rock, folk, blues, country, jazz, gospel e outros. Eles começaram como The Worlocks, e o nome Grateful Dead foi tirado de um dicionario, de acordo com uma biografia do baixista Phil Lesh. A criatividade do guitarrista Jerry Garcia fazia com que ele fosse visto como o lider da banda, papel que relutava em aceitar, pois o grupo enxergava todos os seus membros como responsaveis na mesma medida pela criatividade do seu coletivo musical. A banda ficou famosa por suas improvisações, com Garcia tocando longos solos de guitarra, cuja duração tornava as apresentações ao vivo shows de até quatro horas. Eles nunca estavam satisfeitos com o sistema de som dos lugares em que tocavam, e chegaram a ter um sistema especialmente projetado para eles, chamado de THE WALL OF SOUND (embora o nome seja o mesmo, nao tem relação com a tecnica de gravação desenvlvida por Phil Spector). Um dos albuns classicos da epoca foi o ANTHEM OF THE SUN, o segundo da banda, lançado em 1968.

Surrealistic Pillow

Surrealistic Pillow

Já o Jefferson Airplene foi a primeira banda psicodelica  de São Francisco a ter reconhecimento e sucesso na America. Começaram a gravar em 1966 e um de seus albuns classicos, SURREALISTIC PILLOW,  que trazia os sucessos “Somebody to Love” e “White Rabbit”, veio no ano seguinte. É nesse album que a cantora Grace Slick se juntou ao vocalista Marty Balin, um dos fundadores da banda. A banda parou em 1972 e só voltou dosi anos depois, com outra formação e outro nome: Jefferson Starship. Nesse intervalo, Grace gravou seu primeiro album solo, MANHOLE (1973). Em 1978, ela e Marty deixaram a banda, que continuou a gravar com outro vocalista. Em 1985, voltaram com Grace emuma versão mais comercial chamada simplesmente STARSHIP, que teve um grande sucesso na decada de 80 o “We Built This City”.

Outro Grupo de São Francisco na linha psicodelica e de acid rock (uma variante mais pesada do rock psicodelico) foi o Quicksilver Messanger Service, que lançou seu primeor album em 1968. Infelizmente eles não conseguiram o sucesso comercial do Grateful Dead ou do Jefferson Airplane, mas foram importantes e bastante cultuados nesse circuito.

Outros dois nomes importantes que surgiram no meio da cena psicodelica foram Frank Zappa e Captain Beefheart.

Considerado um genio da guitarra, Zappa foi muito alem do psicodelismo,

Freak Out

Freak Out

pois sua formação classica e jazzistica estendeu seu estilo por diversas tendencias. Em 1966, lançou seu primeiro album, quem tambem foi o primeiro album duplo da historia do rock: FREAK OUT. Seus discos posteriores, ABSOLUTELY FREE (1967) o “anti-flower power” WE´RE ONLY LIT FOR MONEY (1968) – uma satira do SGT PEPPER dos Beatles ja na propria capa – e LUMPY GRAVY (1968) apresentam o humor e o experimentalismo que marcariam a carreira do artista.

Trout Mask Replica

Trout Mask Replica

Outro outsider do rock na decada de 60 é Captain Beefheart, ligado em freejazz, blues, musica classica e, obviamente, rock n roll. Ele lançou um disco que é considerado uma das pérolas escondidas do blues rock e da psicodelia: SAFE MILK (1967). Mais tarde com a ajuda de Zappa, apresentou sua obra-prima, TROUT MASK REPLICA (1969), cuja a capa tambem é considerada uma das melhores e mais bem humoradas ilustrações do rock.

Acompanhe abaixo 2 videos dessa era de rock psicodelico, o primeiro é Truckin do  Grateful Dead e, Somebody to Love/White Rabbit do Jefferson Airplane


informação retirada doAlmanaque do Rock

Editora – Ediouro Publicaçoes S.A

COMPRE O ALMANAQUE NO ROCK AQUI

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




  • Bem Vindo ao Rock N Heavy News

    rockstar
    ------------------------------------------------




















  • Enquete da Semana

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.